SEJAM BEM-VINDOS!!

Neste Blog vamos discutir sobre as aulas de Inglês, compartilhar os conteúdos e atividades com as turmas do Maricotinha. Vamos lá, dê sua opinião, faça comentários, use e abuse das atividades. Beijão a todos!!

Quem sou eu

Minha foto
Bragança, Pará, Brazil
Sou Professora de Inglês na Escola Municipal Maria José dos Santos Martins(Maricotinha). Ministro aulas para crianças de 1ª ao 5º ano/9. Dou aula também no IST (Instituto Santa Teresinha), para as turmas de 6º e 7º ano. Sou formada em Letras pela UFPA e tenho Aperfeiçoamento em Lingua Inglesa.

Atividades

ATIVIDADES  -  A FEW - A LITTLE  - FEW - LITTLE



Olá Pessoal, vamos fazer a atividade?
Atenção tiurminha 7º ano, aí vão as atividades, vamos responder e comentar tá. Bjs!

1)Escolha little ou few e preencha os espaços em branco:

A)..........people know what really happened there.
B)There are...........teachers here today.
C)They drank..........beer and ate...........hot dogs.
D)There is...........time left.
E)Actually,she´s been getting...........money.
F)We had been there for............hours.
G)He found...........dollars under his mother´s bed.







Agora, vamos exercitar um pouco pra colocar em prática o que você aprendeu no post! Lembre-se que:

a few - alguns, algumas (no sentido de poucos)

few - poucos (as)

a little - um pouco (de)

little - pouco (a)

1. I speak _________________ German.
a. a few             b. a little

2. I have very _________________ friends in this city.
a. little              b. few

3. I didn't understand. I have _________________ questions about it.
a. a little           b. a few

4. It's possible to start a business with _________________ money.
a. few              b. little















Roteiro das Atividades da II Unidade




UNIDADE 2. INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA.



Nesta unidade você irá vivenciar novas linguagens e formas de trabalho, conhecendo e experimentando hipertextos e diversas ferramentas de produção coletiva.

A expectativa é de que você se torne capaz de:

• Navegar pela Internet e planejar seu uso em atividades visando à aprendizagem e/ou ao ensino.

• Navegar em ambientes hipertextuais, usando navegadores comuns.

• Reconhecer hipertextos como ambientes não lineares de leitura e de produção textual.

• Reconhecer que a leitura de um hipertexto é uma forma de co-autoria do que se lê.

• Produzir hipertextos simples, sendo capaz de incluir vínculos para outros textos, para páginas na Internet e para outros pontos do mesmo texto.

• Criar algumas possibilidades de uso de ambientes hipertextuais em educação e experimentá-las em situações reais na escola, com alunos.



ATIVIDADE 2.1. Navegação em hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar livremente

1. Navegue (individualmente) pelos seguintes sites:

http://www.cineedu.com.br/

http://www.valeapena.org.br/kinema/

http://www.mnemocine.com.br/

http://www.beatrix.pro.br/

http://www.wdl.org/pt/

Após a visita a esses endereços acima, vá no fórum na Atividade 2.1, e comente com seus colegas a experiência de navegar nos hipertextos do conteúdo desta unidade.



ATIVIDADE 2.2

Navegando em hipertexto sobre hipertexto

. Abra o documento “O que é hipertexto” que fica em http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto. As palavras e expressões em azul são links para outras páginas ou para outros pontos na mesma página. Clique neles com o mouse sempre que tiver curiosidade de saber a que se refere ou para onde aponta a expressão. Se quiser voltar à página em que estava, clique na seta que há na barra de ferramentas do navegador: a que aponta para a esquerda volta para a página anterior .



2. Experimente à vontade, clique nos diversos links, clique sobre as imagens, volte para página anterior... a idéia, neste momento, é que você vivencie sem medo de errar (nem de acertar) a sensação de navegar por um hipertexto.



3. Ao terminar a navegação escreva um pequeno texto (250 a 300 palavras), no editor de textos , relatando suas impressões sobre a experiência de navegação; diga como foi, para você, lidar com um produto textual em que se navega além de ler.

Seguem algumas perguntas orientadoras para ajudar sua reflexão; lembre-se, são apenas

orientadoras, não as tome como questões a serem diretamente respondidas.

• Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto?

• Você se perdeu?

• Conseguiu retornar e achar seus caminhos?

• Conheceu coisas inesperadas?

• Aprendeu um pouco acerca do tema central, os hipertextos?

• Saberia dizer por onde andou?

Saberia enumerar cada coisa sobre o que leu?



4. Salve o seu documento nomeando o arquivo o nome conforme a estrutura de sempre:

unidade_2_percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_seu_nome



5. Publique o texto na biblioteca, no tema: Atividade2.2, no subtema: Coisas importantes e significativas.





ATIVIDADE 2.2-b:

O que é hipertexto segundo você e outros autores.



1. Elabore, agora, uma conceituação sua sobre hipertexto, utilizando extratos dos documentos lidos. A proposta é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua. Procure nas várias páginas que leu alguns trechos pequenos que, na sua opinião, expressem de forma clara, o que é um hipertexto. Seja parcimonioso, não copie tudo o que gostou ou tudo o que encontrou. O que se quer criar é um documento curto que diga de forma objetiva e clara o que, na sua opinião e neste momento, (pois sua opinião vai mudar com o tempo e o uso), define bem o que é um hipertexto.



2. Crie um documento de texto e copie para ele o trecho (ou trechos) que selecionou. Coloque, logo abaixo de cada trecho, o endereço da página de onde retirou o texto. Para isso copie-o do navegador e cole-o em seu texto, da mesma forma que faria com um texto qualquer. Se no texto original estiver citado o nome do autor, não deixe de citá-lo também em seu documento. Lembre-se: preservar e respeitar a autoria é fundamental em qualquer trabalho acadêmico. Um trabalho como este é um diálogo que se trava com outros autores, é preciso que se digam quem é.



3.Quando seu trabalho estiver pronto, coloque-o disponível para ser lido e comentado pelos colegas na plataforma, Biblioteca - Material do aluno.



ATIVIDADE 2.3

Conhecendo e comentando trabalhos dos colegas



1. Vá até as postagens de seus colegas, na biblioteca, escolha e leia os trabalhos dos colegas.

2. Devem ser todos curtos, pois esta era a orientação. Muitos terão copiado textos semelhantes, alguns talvez se pareçam com o seu trabalho. Tudo bem, a idéia é mesmo que o grupo caminhe para a construção de alguns consensos sobre o que é um hipertexto.

3. Escolha três que apresentem algo que lhe pareça interessante e faça comentários dizendo porque chamaram a sua atenção. Faça os comentários no próprio documento para que os próximos leitores possam compartilhar de suas observações. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com observações de muitos. Mas não se alongue, faça comentários breves para que possam ser lidos rapidamente.

4. Se algum texto for demasiadamente grande, faça um comentário com essa observação (se alguém já houver feito, apenas corrobore se lhe parecer cabível)

5. Volte ao seu trabalho e leia os comentários dos colegas. Se achar cabível, amplie ou replique os comentários, ou modifique alguma coisa em seu texto original. Aproveite os comentários de seus colegas para tornar seu (hiper) documento ainda melhor.

Na plataforma, utilize o Forum "conhecendo e comentando o trabalho dos colegas" para registrar sua opinião.





ATIVIDADE 2.4:

Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio.

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE 2.4

O objetivo dessa atividade é fazer com que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos comentando a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido.



1. Você fará um portfólio no formato doc ou odt (salvo no seu computador), para ser postado na biblioteca material do aluno: Tema: ATIV. 2.4 - subtema: Portifólio. Mas não se esqueça, você deverá salvar seu documento na forma que já foi ensinado: "ativ-2-4-portifolio-seunome



Atividade 2.5 - Planejando uma atividade com hipertexto ou internet:













1. A primeira tarefa será montar os grupos de trabalho (duplas ou trios).

2. Planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos nas duas semanas anteriores. Alguns exemplos de atividade podem ser:

• criação de um blog com links para coisas que tenham interesse na Internet,

• navegação e pesquisa na Internet,

• criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas produzidas por duplas ou trios de estudantes

3. Descrevam a atividade com tanto detalhe quanto possível, publique na área de troca (na Biblioteca: tema Atividade 2.5, subtema “Planejando Atividade com Hipertexto) .



 
 
 
 
 

 
Orientações para as atividades da Unidade I - Curso de 100h

Ativ 1.1 A – (Forum)Apresentação no Forum: "Prazer em conhecê-los" Obs: Fazer comentário sobre a apresentação de pelo menos três colegas.

Atividade 1.1B (Biblioteca) Quem sou como professor e aprendiz?

Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um pequeno texto, considerando as questões apresentadas abaixo. Nessa produção, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese, desenvolvendo um pequeno texto que poderá ser lido pelos colegas, e também poderá escolher dois ou três textos dos colegas para comentar.

Pontos para sua reflexão:

Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?

Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?

Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?

Ouço suas idéias?

Aprendo com os alunos?

Com os colegas?

Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?

Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

Reflita

E a escola, como se coloca diante deste novo panorama da socied ade? O que mudou na escola na última década, no sentido de atender a essas novas demandas? E você, professor, como se sente diante deste novo desafio? Como vem sendo a sua prática? E sua postura diante da necessidade de aprender ao longo da vida e das novas formas de letramento/alfabetização?

Orientações para a realização da atividade 1

1. Escreva o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras.



2. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.



Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo João Carlos Pereira, o nome do arquivo será:

ativ-1_joaocarlosp

Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline,underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.

3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Quem sou” e sub-tema: Quem sou como professor e aprendiz.



4. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca, Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.



Ativ 1.2 – (Forum )

“Comentando o trabalho do colega”

Obs: Ler os trabalhos disponíveis na Biblioteca e comentar nesse fórum sobre um de sua escolha.



Atividade 1.3 A (Diário de Bordo)

Reflita

O que será que a tecnologia oferece de novo?

Será necessário mudar a prática pedagógica em função da tecnologia?

Quais contribuições a tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos alunos?

E para o seu dia-a-dia como professor?



Registrando a própria reflexão

A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.Para embasamento ler o texto do Material do curso(livro pag. 44)



Orientações para a realização da atividade 1.3

1.Acesse o item Diário de Bordo.

2.Nova anotação.





Atividade 1.3 B (Forum) "Educação e Tecnologia"



Reflita

Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?

Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?

E com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?



Realize a atividade 1.3

Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir

sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:

“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.

A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento,

articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)

Orientação didática

1. Para assistir à entrevista, basta acessar o vídeo pelo site: Web

• Entrevista de Ladislau Dowbor, pág. 8 (interior do Módulo) Link Orientação didática

-

2.Entre no Fórum Educação e Tecnologia para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.





Atividade 1.4 (Biblioteca)

Tecnologia na minha escola

Faça uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo.

Orientações para a atividade.

1.Levante quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e como elas vêm sendo utilizadas.

2.Organize estas informações usando o Impress (2 a 3 slides).

3.Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.

Por exemplo: para esta atividade, realizada por Helena Maria Silva, o nome do arquivo será: ativ-4_helenams

Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.

4.Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno,

tema “Minha escola”.

5.Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação

no encontro presencial.



Atividade 1.5 (Biblioteca)

Conhecendo uma experiência



Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.

Orientações para a realização da atividade 5

1.Acesse o Portal do Professor: Web.

2.Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões em Aula”.

3.Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para sua prática pedagógica.

4.Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.

5.Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.

Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo Renato Bastos, o nome do arquivo será:

ativ-5_renatob



Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.

6.Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno,

tema “Experiência_Sugestões de aulas”.

7.Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no

acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.





Atividade 1.6 (Diário de Bordo)

1.Clique no link Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia.

2.Assista ao vídeo e destaque os pontos levantados da sua observação.

3.Selecione o item Diário de Bordo.

4.Nova anotação e escreva suas observações







Atividade 1.7 (Biblioteca)

Pesquisando sobre o trabalho por projeto



Estudamos o “trabalho por projeto”. Este é um tema que vem sendo estudado e discutido de forma bastante ampla no contexto educacional.

A proposta desta atividade é que seja elaborada uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos, para que possamos fazer um estudo mais aprofundado, uma vez que este tema permeará nas demais unidades do curso.

Orientações para a realização da atividade 7

1.Faça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da escola. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros) com professores.

2.Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros.

3.Organize e documente as informações pesquisadas.

4.Elabore uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos.

5.Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que

facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.

Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo Renato Bastos, o nome

do arquivo será: ativ-7_renatob



Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.

6.Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Pesquisa_Projeto”.

7.Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca, Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.





Atividade 1.8 (Biblioteca)

Divulgando a pesquisa



Os resultados e a análise das pesquisas sobre “trabalho por projetos” deverão ser divulgados entre os participantes da turma.

Orientações para a realização da atividade 8

1.Organize a apresentação do resultado e da análise da pesquisa usando o BrOffice.org Impress (2 a 3 slides).

2.Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.

Por exemplo: para esta atividade, realizada por Helena Maria Silva,

o nome do arquivo será: ativ-8_helenams

Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.

3.Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Divulgação da Pesquisa”.

4.Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação no encontro presencial.



Para ter acesso ao conteúdo do módulo clique no link abaixo:

http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade1/pg1.html

Um abração a todos!

Bom Trabalho!

Socorro Soares